X
21nov

Protocolo APS-PNL | 21.11.2017

| Return|

O RISCO E O SEGURO - Programa de Literacia Financeira nas Escolas

Costa da Caparica, 21 de novembro de 2017 | Hotel Tryp Lisboa Caparica Mar

 

Intervenção de Abertura do Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores

 

Senhor Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa;

Senhora SubComissária do Plano Nacional de Leitura, Professora Elsa Conde;

Senhoras Professoras, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;

Senhoras Professoras e Senhores Professores;

Caras e Caros Convidados;

 

É com enorme gosto que dou as boas-vindas a todos, e que começo por agradecer ao  Plano Nacional de Leitura ter aceite este desafio de celebração do Protocolo de Literacia Financeira em parceria connosco, o que muito nos honra.

A assinatura deste Protocolo corresponde a um marco histórico e pioneiro pois vem enquadrar as iniciativas de literacia financeira em contexto escolar relativas à atividade seguradora, a promover nos estabelecimentos do ensino básico e secundário, da rede pública e privada.

Por esta razão, em nome da Associação Portuguesa de Seguradores, reitero o meu agradecimento ao Plano Nacional de Leitura, aqui hoje na pessoa da Senhora SubComissária Elsa Conde.

Permitam-me ainda outra palavra de apreço para os altos patrocinadores deste Programa, sem os quais esta iniciativa não teria conhecido a luz do dia. Refiro-me naturalmente à Presidência da República, que dá a chancela ao Plano Nacional de Leitura, e ao Ministério da Educação, aqui representado pelo Senhor Secretário de Estado, Doutor João Costa, a quem se deve a introdução  do princípio da flexibilidade curricular que começa agora a dar alguns dos seus primeiros frutos.

Por fim, um agradecimento final, mas muito especial, às autoras da coleção de livros Seguros e Cidadania, as Doutoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, sem as quais nada disto teria sido possível pois a elas se devem  as  publicações de excelência sobre importantes temas  relacionados com a atividade seguradora que hoje serão aqui apresentadas, e, como terão oportunidade de ver,  tiveram a arte de tornar simples os complexos temas que as seguradoras tratam no seu dia-a-dia.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Só para termos uma breve ideia do panorama da literacia em matéria de seguros no nosso país, permito-me salientar alguns dados recolhidos do 2º inquérito à literacia financeira dos portugueses divulgado recentemente: quase 30% dos portugueses não têm um seguro; a maior parte dos que têm seguros, contratam-nos para cumprimento de uma obrigação legal e mais de 50% não conseguem identificar corretamente conceitos usuais dos contratos de seguro, como sejam a franquia ou a relação desta com o preço do seguro.

Com a criação de um Programa de Literacia Financeira até 2019, a Associação Portuguesa de Seguradores reafirma, assim, o seu empenho em disseminar e promover uma cultura de literacia financeira em Portugal, mas, mais do que isso, pretende dar um contributo para a educação financeira em Portugal que entendemos como algo mais vasto, que vai além do que é a literacia financeira.

Antes de ensinar o que é um contrato de seguro, o que é uma apólice, o que é um prémio de seguro ou o que é um sinistro, é fundamental que os cidadãos entendam a razão de ser e de existir da atividade seguradora, a sua real importância, e que valorizem a ideia de se protegerem através do seguros.  Só assimilando esta informação estarão recetivos a ouvir falar de seguros e a aprender os seus conceitos e noções básicas.

E,por isso, a partir de hoje, alunos e alunas do ensino básico e secundário, público e privado, pertencentes a escolas que adotaram o princípio de flexibilidade curricular, podem aprofundar o conhecimento do risco, da cidadania, do papel dos seguros, e de outros assuntos socialmente relevantes, por intermédio dos professores que pretendam lecionar estas matérias nas suas salas de aula.

Os livros da coleção Seguros e Cidadania têm uma enorme atualidade, pois através das nossas conhecidas autoras, trazem-nos histórias sobre os riscos associados à vida de todos nós, como sejam  os acidentes de viação, os furtos e roubos, os incêndios  ou as catástrofes naturais e humanas em geral.

Vivemos tempos onde uma maior  consciência dos perigos,  a adoção de boas práticas e de medidas de prevenção, assim como o conhecimento dos instrumentos que estão à nossa disposição para nos protegermos, como é o caso dos seguros,  podem minimizar perdas e prevenir danos muitas vezes irreversíveis nas vidas de todos nós.

Estes são por isso temas da maior importância para a vida em sociedade, cujas sementes do conhecimento lançadas hoje, podem ser determinantes para uma sociedade mais esclarecida e melhor apetrechada para enfrentar os enormes desafios que o futuro nos reserva.

Por serem temas atuais e decisivos para todos os portugueses, mas também para os nossos jovens, a Associação Portuguesa de Seguradores fez acompanhar o lançamento das versões impressas - disponibilizadas através da Rede Nacional de Bibliotecas, - de versões digitais, acessíveis a partir do website da Associação, e que a todos convido a visitar. Estou certo que esta plataforma será uma excelente alternativa para todos os professores que no seu dia-a-dia têm também o desafio de acompanhar as mudanças comportamentais que de uma forma transversal todos sentimos nas nossas vidas.

Desejo uma tarde produtiva a todos, e sem mais demora passo a palavra à Senhora SubComissária Elsa Conde.

Muito obrigado.

 

José Galamba de Oliveira

Presidente da Direção da APS

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.