X
26nov

Lançamento do livro Armadilha Digital

| Return|

Novo livro de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães para a coleção Seguros e Cidadania

"ARMADILHA DIGITAL" É UM ALERTA PARA OS PERIGOS DA INTERNET

 

Porto, 26.11.2018 - "Armadilha digital" é o título do novo livro da coleção Seguros e Cidadania, lançado hoje pela Associação Portuguesa de Seguradores, no âmbito do seu programa de literacia financeira para os Seguros dirigido a crianças e jovens, com objetivo dar a conhecer a importância dos seguros no nosso dia-a-dia.

O livro foi lançado hoje em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, no Porto. 

No livro agora lançado, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães -- autoras da coleção juvenil Uma Aventura -- contam a história da "Armadilha digital", que tem a família Ventura como epicentro dos acontecimentos. A história gira à volta de um trio familiar: o pai Abel, proprietário de uma agência de viagens, a filha Beatriz, estudante e a tia Aline, dona de uma empresa de ticketing (emissão de bilhetes).

Na trama entram também Zé Gonzaga, programador de profissão, professor de Beatriz na Escola das Artes onde leciona um workshop extracurricular sobre programação e Carlos, o "viking", amigo de sempre da família, especializado em questões de segurança cibernética. No decurso da história, entra em cena como figura paralela, Inês Patrícia, a mediadora de seguros da agência de viagens Venturina, de que Abel é proprietário.

Na narrativa são ainda trazidas para o centro da ação personagens anónimas vindas de uma unidade de combate ao cibercrime e à criminalidade tecnológica da Polícia Judiciária, através das quais são apresentados conceitos do mundo digital -- hackers (piratas informáticos), ransomware (ataques com pedidos de resgate), phishing (descobrir e usar a palavra passe) ou malware (instalação de vírus ou programas maliciosos).

"Armadilha Digital" pretende assim alertar para os perigos da Internet e ao mesmo tempo, de forma didática, dar a conhecer as soluções de proteção que o setor segurador oferece, para fazer face aos riscos cibernéticos.

Outros livros da coleção Seguros e Cidadania incluem `O Risco Espreita, Mais Vale Jogar pelo Seguro'; `Catástrofes e Grandes Desastres'; `Um perito em busca da verdade' e `Encontro Acidental'.

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.