X
14May

Conhecer o passado, o presente e o futuro dos seguros de forma interativa e multimédia

| Return|

O passado, presente e futuro dos seguros podem ser agora conhecidos numa visita à exposição permanente inaugurada hoje na sede da Associação Portuguesa de Seguradores, com a presença do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

A Exposição Permanente Memória do Seguro (EPMS) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e das suas Associadas, em colaboração com o CHAPAS – Clube História e Acervo Português da Atividade Seguradora e com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

“Memória do Seguro”, é uma exposição que se dirige ao público em geral e em especial à comunidade escolar, disponibilizando um conjunto de materiais de apoio destinados a apoiar e acompanhar a visita de escolas de todo o país.

A Exposição Permanente Memória do Seguro, é um espaço dedicado à comunidade, aberto ao acolhimento de atividades e pretende promover uma maior proximidade, especialmente às gerações mais jovens e a temas como a literacia financeira, o risco, as catástrofes e a importância de estar seguro”, explica José Galamba de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores.

Exposição interativa e multimédia 
Tendo como objetivo potenciar uma cultura de conhecimento e responsabilidade, nomeadamente junto dos mais jovens, a exposição ilustra a forma como o risco, os seguros e a atividade seguradora estão presentes em todas as dimensões do nosso quotidiano. 

Com vários recursos multimédia, que permitem uma interatividade do público com a informação disponível, ao longo da exposição, são evocados os principais momentos da história da atividade seguradora, remontando ao século XIII, quando surgiram os primeiros contratos de mercadores italianos ligados ao comércio marítimo para se protegerem de naufrágios, pirataria e roubos e, em Portugal, D. Dinis ordenou aos mercadores que criassem um fundo de proteção às vítimas de perdas de navios e/ou produtos.

No percurso da exposição salientam-se os principais aspetos associados à atividade seguradora, destacando-se a consciência do risco, a sua razão de ser, e como, através do seguro, se procura mitigar os seus efeitos, através da prevenção, da segurança e da proteção. 

A exposição permite, de acordo com o presidente da APS “tomar consciência da importância do papel do seguro na sociedade em que vivemos – com a crescente propensão ao risco, nomeadamente por ação das alterações climáticas e por novos hábitos e estilos de vida – incentivando a prevenção através de uma ação de consciencialização responsável e socialmente comprometida, que é fundamental para preparar o futuro”.


A Exposição Permanente Memória do Seguro, insere-se no Programa ‘História, Memória e Património dos Seguros e das Seguradoras em Portugal’, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e Associadas, que visa preservar e valorizar a história e o património e contribuir para a compreensão da atividade seguradora e da importância do seguro e das seguradoras na sociedade atual. 
O Programa ‘História, Memória e Património dos Seguros e das Seguradoras em Portugal’, que compreende um amplo conjunto de atividades, tem uma Comissão de Acompanhamento presidida por Maria Fernanda Rollo, Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.