X
30Nov

Incêndios 15-16 Outubro - Fundo Solidário

| Return|

 

APOIO AOS FAMILIARES DAS PESSOAS FALECIDAS NOS INCÊNDIOS DE 15 E 16 DE OUTUBRO

COMPENSAÇÕES DO FUNDO SOLIDÁRIO DO SETOR SEGURADOR VÃO COMEÇAR A SER PAGAS

 

Já foram analisados 39 processos, das 45 vítimas dos incêndios de 15 e 16 de outubro

A Associação Portuguesa de Seguradores estima que as compensações estejam todas atribuídas e a maior parte delas pagas até ao final do ano

 

Coimbra, 30 novembro de 2017 - Depois de concluída a apreciação dos processos de atribuição de compensações devidas pelo Fundo de Solidariedade constituído pelas empresas de seguros, para apoio aos familiares das pessoas falecidas no incêndio de Pedrógão Grande, as empresas de seguros decidiram reforçar o Fundo e, aplicando os mesmos critérios, apoiar os familiares das pessoas falecidas nos incêndios de outubro assim como os feridos muito graves.

A análise dos processos volta a ser acompanhada por Pedro Romano Martinez, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que lidera a Comissão que definiu os critérios de atribuição das compensações e que avalia os processos e decide os valores a atribuir.

Neste momento já foram analisados 39 processos, das 45 vítimas destes incêndios, e estão em curso as diligências para se proceder ao pagamento dos montantes atribuídos, sendo que a APS estima que as compensações estejam todas atribuídas e a maior parte delas pagas até ao final do ano.

Estes dados foram apresentados, em Coimbra, pela Associação Portuguesa de Seguradores, no decorrer da deslocação de uma delegação de seguradores ao Distrito de Coimbra para contacto com as populações afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro e autarcas locais.

Já no dia anterior, 29 de novembro, a delegação dos seguradores deslocou-se a Viseu, onde contactou também populações afetadas pelos incêndios e autarcas locais.

Os principais objetivos de ambas as deslocações dos seguradores foi fazer um balanço do impacto dos sinistros de 15 e 16 de outubro nos Distritos de Viseu e Coimbra; avaliar a diferença entre as perdas económicas globais e as perdas protegidas por contratos de seguro e debater com os autarcas soluções que no futuro possam dar resposta mais rápida e eficaz quando ocorrem eventos de natureza catastrófica.

 

- fim -

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.